Direito do Trabalho, Tributário, Previdenciário, Curiosidades e Publicações Afins

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Aumentar impostos sobre o cigarro ajuda a reduzir o consumo

Olá Leitores!

Vamos a mais um post de utilidade pública neste humilde bloguinho. Desta vez tenho que admitir que a intervenção fiscal está a favor da saúde do brasileiro. Após inúmeras campanhas de conscientização sobre os malefícios provocados pelo cigarro, o governo conseguiu alguns números quando atingiu o bolso dos fumantes do país. Com o aumento do preço das carteiras de cigarro, o fumante tornou-se mais "pensativo" antes de consumir o produto e por consequência houve a queda progressiva no consumo do cigarro. Apesar de achar que estão usando a mesma tática na venda do playstation (que está caríssimo), acho válida esta campanha que não deixa de ser uma grande prevenção ao Cancer, ao Tabagismo, a Hipertensão e outras tantas doenças decorrentes do consumo do cigarro.

"
No Brasil, as vendas de cigarro caíram 32% de 2006 até 2013 Foto: Adriana Franciosi / Agencia RBS


"Elevar impostos sobre o cigarro e, consequentemente, aumentar o preço do produto são fortes indutores da redução de consumo do tabaco no Brasil e no mundo. Os resultados fazem parte da Pesquisa Internacional de Tabagismo (ITC, na sigla em inglês), apresentada nesta sexta-feira em razão do Dia Mundial sem Tabaco, lembrado neste sábado, 31 de maio.
Os cigarros se tornaram economicamente menos acessíveis entre 2009 e 2013 no mundo todo. Isso provocou uma redução no consumo de 2% ao ano, em média. Esse dado leva em conta o número de cigarros fumados por dia, o preço pago na compra do produto, a renda familiar e o número de adultos na residência do fumante.
A relação entre o preço e a diminuição no consumo ficou evidente porque metade dos fumantes entrevistados disse que pensou em parar de fumar ou diminuir a quantidade de cigarros que fuma para economizar.
No Brasil, os dados econômicos mostram que os impostos sobre cigarros subiram 116%, por maço, entre o fim de 2006 e o fim de 2013. Como consequência direta, a venda de cigarros no país sofreu uma queda de 32% no mesmo período. Já o número de fumantes diminuiu 28%.
As análises comprovaram também que a elevação na carga de impostos sobre cigarros aumentou a receita tributária advinda do setor em 113% no mesmo período. Essa receita é importante, uma vez que o Estado brasileiro precisa arcar com o tratamento de saúde de muitos fumantes.
          Um em cada dez adultos morre por causa do tabaco
A pesquisa foi coordenada pela Universidade de Waterloo, no Canadá, e desenvolvida em 20 países. O estudo mediu o impacto psicossocial e comportamental das principais medidas da Convenção-Quadro da Organização Mundial da Saúde para o Controle do Tabaco.
O representante  interino da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) no Brasil, Oscar Soriano, destacou que o tabaco é a principal causa de morte que se pode prevenir no mundo. Segundo ele, um em cada dez adultos morre em razão do tabaco:— Todos os esforços feitos pela Opas estão dando certo, mais ainda temos muito trabalho — disse Soriano.O diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Dirceu, lembrou que os avanços devem ser reconhecidos e preservados, mas ressaltou desafios, como a regulamentação da lei que trata de ambientes livres de tabaco e da propaganda de cigarros."

Fonte: ZH Economia 

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.

© Linhas de Direito, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena