Direito do Trabalho, Tributário, Previdenciário, Curiosidades e Publicações Afins

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Dia dos Namorados: O Romantismo Também Paga Imposto

Olá Leitores!



Este post prova que até pra ser romântico nesse país é complicado. O dado foi divulgado pelo IBPT, que afirma que as alíquotas incidentes sobre alguns presentes chegam a passar dos 70%. Veja na matéria as alíquotas dos presentes mais procurados, incluindo o jantarzinho.

Os produtos mais procurados para presentar no Dia dos Namorados podem chegar a ter mais de 70% do valor só em tributos, segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) divulgada nesta sexta-feira (6).
O perfume importado, por exemplo, tem a maior carga tributária, 78,43%. No caso do perfume nacional, o percentual é menor, de 69,13%. O aparelho de MP3 tem incidência de imposto menor: 49,45%, e a bolsa de couro, 41,52%.
Para quem quer, além de presentear, sair para jantar, também haverá cobrança de imposto, que equivalerá a 32,31% do valor total da conta, de acordo com o levantamento.
Segundo o presidente-executivo do IBPT, João Eloi Olenike, a alta carga tributária dos presentes se deve ao fato de serem itens considerados supérfluos, "sendo que alguns deles também passam por processo de industrialização ou são importados, o que elevada ainda mais a tributação".
“O sistema tributário brasileiro é excessivamente concentrado no consumo. Certamente, se a carga tributária fosse menor, o contribuinte poderia escolher melhor como presentear em ocasiões como o Dia dos Namorados”, afirmou, em nota.

Fonte: Economia G1

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.

© Linhas de Direito, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena